quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

As Invasões Francesas, por Daniela Costa

Batalha do Buçaco
A 1ª invasão francesa

As tropas francesas comandadas por Junot passaram a fronteira portuguesa a 19 de Novembro de 1807, onde se instalaram em Castelo Branco. Os invasores roubaram tudo quanto encontraram nas diferentes casas. Estes continuaram a sua marcha em direcção ao sul chegando a Abrantes no dia 23 do mesmo mês, de seguida já a 27 de Novembro dormiram na Golegã, a 29 já se encontravam no Cartaxo e na manha de 30 por volta das 9 horas entraram em Lisboa.
Já em Lisboa Junot escolheu o Palácio de Quintela para instalar o seu quartel-general. Desde logo, começou a tomar decisões de desagrado aos portugueses, mandado substitui a bandeira Portuguesa pela bandeira Francesa no Castelo de S.Jorge e acabando com a “Junta de Regência”, nomeada pelo príncepe D.João, e passou ele próprio em nome de Napoleão a governar Portugal. Ao mesmo tempo Junot também distribuiu as tropas francesas, num total de 50 000 soldados, por todo o território português . De Norte a Sul e do litoral ao interior, os franceses destruíram culturas, incendiaram povoações, mataram pessoas e roubaram igrejas, casas e solares aquilo que lhes pareceu ter valor.
A população portuguesa reagiu contra o invasor. E em vários pontos do país apareceram espontaneamente movimentos de resistência popular.
Mas entretanto, a pedido dos portugueses e porque também eram nossos aliados chegou a praia de Lavos cerca de 9000 militares ingleses vindos de Inglaterra.
E em Agosto de 1808, um exército anglo-português, comandado por Arthur Wellesley venceu os franceses, atacando-os nas batalhas de Roliça e de Vimeiro. Estas derrotas obrigaram Junot a pedir a paz e assinar o tratado Convenção de Sintra no qual se comprometeu a sair de Portugal levando atrás as suas tropas francesas.

A 2ª invasão francesa:

Mas no entanto, Napoleão não desistiu de conquistar Portugal e em Março de 1809, deu-se a 2ª invasão comandada agora por Soult, que se dirigiu ao Porto. Soult encontrou grande resistência e acabou por ter de abandonar Portugal.




A 3ª invasão francesa:

Porém em Julho de 1810 de novo Portugal foi atacado pelas tropas francesas agora comandadas por Massena, cuja fama era de nunca ter sido derrotado. Desta vez as tropas dirigiram-se para Coimbra onde se deu a batalha do Buçaco. Nesta batalha o exército anglo-português provocou muitas baixas nas tropas francesas, mas o exército francês tentou a todo o custo, chegar a Lisboa, mas as chamadas “linhas Torres Vedras” defenderam com distinção a cidade com os seus fortes canhões. Massena foi então obrigado a desistir e a retirar-se definitivamente de Portugal a 4 de Março de 1811.

A partir desta data e até hoje mais nenhuma tropa francesa invadiu Portugal na esperança de derrotar os portugueses e assim conquistar Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário