A passagem dos franceses por Viseu em 1810 durante a 3.ª invasão, embora nunca tenha sido profundamente estudada nas suas consequências, foi e ainda é um momento triste da história da cidade. Pilhagens sem conto, destruições em número ainda maior, barbaridades e actos desumanos, são imagens que muitos textos nos transmitem.
As intenções destes autores não permitem levantar dúvidas sobre a veracidade destes factos. Porém, foi esse o momento único em que acontecimentos dessa natureza ocorreram na história de Viseu? Por outro lado, o número relativamente abundante de páginas que lhes foram dedicadas comparado, por exemplo, com o das que foram escritas sabia as invasões castelhanas durante a Idade Média – que raramente ultrapassaram a simples menção – não põe em evidência a enorme importância das invasões francesas? No entanto, na realidade, elas foram um marco na história de Viseu ou, pelo menos, deixaram marcas profundas?
(Continua)
Se pretenderem consultar livros da época contactem a biblioteca do Regimento de Infantaria 14, em Viseu: ri14@mail.exercito.pt
ResponderEliminar