quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A passagem dos invasores franceses por Viseu - I, por Pedro Costa


A passagem dos franceses por Viseu em 1810 durante a 3.ª invasão, embora nunca tenha sido profundamente estudada nas suas consequências, foi e ainda é um momento triste da história da cidade. Pilhagens sem conto, destruições em número ainda maior, barbaridades e actos desumanos, são imagens que muitos textos nos transmitem.

As intenções destes autores não permitem levantar dúvidas sobre a veracidade destes factos. Porém, foi esse o momento único em que acontecimentos dessa natureza ocorreram na história de Viseu? Por outro lado, o número relativamente abundante de páginas que lhes foram dedicadas comparado, por exemplo, com o das que foram escritas sabia as invasões castelhanas durante a Idade Média – que raramente ultrapassaram a simples menção – não põe em evidência a enorme importância das invasões francesas? No entanto, na realidade, elas foram um marco na história de Viseu ou, pelo menos, deixaram marcas profundas?
(Continua)

1 comentário:

  1. Se pretenderem consultar livros da época contactem a biblioteca do Regimento de Infantaria 14, em Viseu: ri14@mail.exercito.pt

    ResponderEliminar