domingo, 8 de março de 2009

Algumas biografias importantes. Por Débora Oliveira


Napoleão Bonaparte:


Nasceu no dia 15 de Agosto de 1769 em Ajaccio, Córsega. Ainda muito jovem, com apenas dez anos de idade, seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar.Apesar de todas os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. A Revolução Francesa foi a oportunidade perfeita para alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. No ano de 1798 ele seguiu em uma embarcação para o Egipto, com o propósito de tirar os britânicos do percurso à Índia. Ele foi muito bem visto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto foi após ter sido nomeado cônsul.
No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis. Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha. No ano de 1812, o general francês atacou a Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade. Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba, contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França. Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, onde faleceu no dia 5 de Maio de 1821.

Jean-Andoche Junot
Nasceu no dia 23 de Outubro de 1771 em Bussy Le Grand, França. Iniciou seus estudos em Chantillon, prosseguindo-os em Paris, quando, ao eclodir a Revolução Francesa, alistou-se como voluntário no Exército em 1791. Durante o cerco de Toulon em 1793, no posto de sargento, foi escolhido como ajudante de ordens de Napoleão Bonaparte, com quem fez carreira na Itália, no Egipto entre 1798-1801, na Áustria em1805, na Guerra Peninsular nos anos 1807-1808, 1810 e na Campanha da Rússia que se deu no ano de 1813. Tendo se distinguido na Campanha da Itália, recebeu um ferimento na cabeça em Lonato. Alcançou o posto de general durante a Campanha do Egito, mas, ferido em um duelo, foi capturado quando de seu retorno como inválido à França. Ao chegar, foi nomeado general de divisão e nomeado governador de Paris em 1801. Nesta época, desposou Laure Permon.
O seu envolvimento com Portugal iniciou-se a partir de 1804, quando serviu um curto período como representante diplomático acreditado em Lisboa. Foi nesta época que, em abril de 1805, ao retornar de uma audiência com o Príncipe Regente de Portugal D. João. De Portugal passou à Áustria, onde combateu na batalha de Austerlitz em 2 de Dezembro de 1805. Nomeado Governador Geral de Parma, no ano seguinte foi nomeado governador militar de Paris. No comando do Corpo de Observação da Gironda, ocupou Portugal em fins de 1807, iniciando a Guerra Peninsular. Indicado como Governador Geral de Portugal, foi feito duque de Abrantes em Março de 1808. Diante da ofensiva de Arthur Wellesley em Agosto, que bateu as tropas francesas na Batalha da Roliça no dia 17 de Agosto e na Batalha do Vimeiro que se deu a 21 de Agosto, Junot propôs aos ingleses um armistício que lhe permitiu a retirada: a Convenção de Sintra, assinada a 30 de Agosto. Voltou à Península Ibérica com as tropas do general André Masséna de 1810, quando foi gravemente ferido.
Durante a Campanha da Rússia de 1812, foi acusado de permitir a retirada do Exército Russo após a Batalha de Smolensk no dia 17 de Agosto, embora tenha comandado o 8.º Corpo francês na batalha de Borondino em 7 de Setembro.
Já mostrando sinais de demência, a 1813 foi feito governador da Ilíria, tendo cometido suicídio, atirando-se por uma janela.

Nicolas Jean de Dieu Soult
Nasceu a 29 de Março de 1769, Tarn foi um militar e político Francês, também ocupou o cargo de primeiro-ministro de França.
Soult foi um general francês que guiou as suas tropas, durante a Revolução Francesa, a Portugal, porque o Imperador Napoleão Bonaparte ordenou que, para arruinar economicamente a Inglaterra visto que não a venciam, todos os países Europeus fechassem os portos aos navios Ingleses, mas Portugal recusou, pois tinha uma forte aliança com Inglaterra. As tropas Francesas entraram pelo norte e ocuparam a cidade do Porto, sendo vencidos pelos portugueses.

André Massena
Nasceu a 6 de Maio de 1758 em Nice, França, foi um militar Francês, de origem burgesa, fez carreira na Marinha mercante até aderir à Guarda Nacional da França. Durante as guerras revolucionárias de França, ascendeu rapidamente na hierarquia militar devido aos seus feitos durante a Campanha de Napoleão na Itália, durante o Império, foi feito Príncipe d'Essling por Napoleão Bonaparte.
Foi este general francês que, em 1810, comandou a terceira e última Invasão Francesa de Portugal durante a Guerra Peninsular.

Sem comentários:

Enviar um comentário