segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Guerra Peninsular, por Débora Oliveira

A Guerra Peninsular é mais conhecida como Invasões francesas.
A Guerra Peninsular, sucedeu no início do século XIX, na Península Ibérica, sendo o evento mais amplo das Guerras Napoleónicas, na qual envolveu Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e França, com actos da Europa, na independência da América Latina.

A Guerra Peninsular que aconteceu em 1807 e 1814, teve uma sequência de eventos envolvendo a península que remontam à Campanha do Rossilhão, quando as tropas de Portugal reforçam as da Espanha, integrando a primeira aliança liderada pela Inglaterra contra a França revolucionária.A partir da ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder (1799), a Espanha alia-se à França para, por meio da invasão e da divisão de Portugal entre estes, atingir indirectamente os interesses comerciais da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (Guerra das Laranjas, 1801).
Em Julho de 1807, com os acordos secretos de Tilsit, vai no entanto abrir-se um novo capítulo na guerra europeia. Em Agosto, enquanto Napoleão faz concentrar tropas em Baiona para a invasão de Portugal, os representantes da França e de Espanha em Lisboa entregaram ao príncipe regente de Portugal, Dom João os seus “pedidos”. Portugal teria que se juntar no bloqueio continental que a França decretara contra a Inglaterra; fechar os seus portos à navegação britânica; declarar a guerra aos ingleses; sequestrar os seus bens em Portugal, e prender todos os ingleses residentes.

Em 5 de Setembro de 1807, o General Andoche Junot está já em Baiona a cuidar dos últimos preparativos das tropas que irão invadir Portugal, antes de obter uma resposta definitiva do príncipe regente de Portugal, e antes mesmo de Napoleão assinar o Tratado de Fontainebleau com a Espanha, no que parecia ser o projecto de uma repartição do território português em três novas unidades políticas:
Lusitânia Setentrional – Território entre o Rio Minho e o Rio Douro, um principado a ser governado pelo soberano do extinto Reino da Etrúria, que seria de Maria Luísa, filha de Carlos IV de Espanha;
Algarve – Região compreendida ao Sul do Tejo, a ser governada por Manuel de Godoy, o Príncipe da Paz, primeiro-ministro de Carlos IV, com o título de rei;
Resto de Portugal – Território circunscrito entre o Rio Douro e o Rio Tejo, região estratégica pelos seus portos, a ser administrada directamente pela França até à paz geral.
Tornando aparente à Espanha querer cumprir o Tratado de Fontainebleau, Napoleão ordena a invasão de Portugal.
Campanha do Rossilhão- Consistiu numa Campanha Militar em que Portugal participou ao lado do Reino Unido, contra a França que, na altura, atravessava a fase da Convenção, decorreu de 1792 a 1795, tendo Portugal enviado uma divisão reforçada ao que chamaram Exército Auxiliar à Coroa de Espanha.
Tratado de Fontainebleau- Assinado em 27 de Outubro de 1807, entre a Espanha e a França, definindo a ocupação de Portugal e propondo a divisão do país em três reinos após a Guerra Peninsular

Mapa de Fontainebleau

Sem comentários:

Enviar um comentário